
LARP ( live action role-playing, ou jogo de interpretação ao vivo em português ), usualmente chamado apenas de Live Action (ação ao vivo em português), é uma das formas de se jogar RPG (sigla para Role Playing Game, ou "jogo de interpretação de papéis"). Assim como o RPG é uma evolução ou variação dos jogos de guerra, o Live Action pode ser considerado uma evolução, ou uma variação do RPG.
Em um live action você não imagina o cenário narrado pelo Mestre, mas utiliza o espaço à sua volta como o cenário de jogo. Em uma sessão de RPG comum, cada jogador pega a sua ficha e senta-se à mesa, como em um jogo qualquer, representando ali o seu papel sem nenhuma interação real com outros jogadores.
Já o live action é o estilo de RPG que mais se aproximaria de um teatro de verdade. Você representa o seu personagem exatamente como um ator representaria um papel. É exatamente como uma peça de teatro, onde cada jogador representa um personagem.
As diferenças são que esses personagens foram construídos antes com ajuda do arauto, e que estes personagens não seguem um roteiro ou 'script' pré-definido e sim improvisam ações baseados na construção e história criada para seus personagens.
O Jogo
Muitas vezes parece uma festa a fantasia, já que muitos jogadores costumam se vestir como seus personagens da mesma forma que um ator tem um figurino. Como essas festas costumam ser grandes, é comum também que exista mais de um Mestre, para ajudar o desenrolar da história. Uma diferença importante do live action é que não necessariamente existe uma aventura pré-determinada como no RPG de mesa comum.
Local
Devido à necessidade de se interpretar personagens, em geral, muito distintos do que se considera normal, tais como guerreiros, magos, ladinos, cavaleiros medievais ou monstros, em geral se escolhem locais mais reservados e a uma distância considerável de pessoas que possam não compreender o que está acontecendo.
Porém o GRAAL LIVE desenvolve seus LARPs a principio em Parques Publicos da capital paulista, para facilitar aos novos jogadores e desmistificar a imagem do LARP e do RPG, tornando-o um jogo mais social.
Além disto, é comum que haja muitos participantes em uma só sessão de jogo (sendo esta outra grande vantagem do live action sobre o RPG de mesa). Esses eventos são praticamente como festas a fantasia (e até certo ponto não deixam de ser), podendo ter a partir de 30 participantes.
Em um futuro proximo o GRAAL Live fará seus LARPs também em locais fechados, como propriedades particulares, clubes, fazendas ou outros locais no campo, como clubes campestres. Ainda, em eventos de RPG, é comum ter um espaço destinado à realização de um ou mais Live Actions, que geralmente consiste de uma sala separada no evento ou uma area delimitada para o jogo.
Os locais podem ser tão amplos quanto a área de uma fazenda, com um ou dois hectares destinados ao jogo, ou tão pequenos quanto um salão de festas, com poucos metros quadrados.
MESTRES
O papel do Mestre do GRAAL Live é um pouco diferente do mestre de RPG de mesa.
Como o cenário do jogo é físico e não imaginário, o Mestre não precisa descrever o ambiente e define apenas um tema ou história geral para o LARP.
Normalmente algo que justifique o ambiente e a presença de todos os personagens em um mesmo lugar, como uma festa ou uma batalha decisiva se for uma ambientação medieval, um encontro de nobres, etc.
De uma forma geral, existe um Mestre para cada 10 a 20 jogadores, para manter um mínimo de controle sobre o evento. Existe também uma hierarquia entre os Mestres, como os que coordenam a história (Mestres Principais) e os que arbitram as disputas (Mestres).
Regras
As regras de um LARP também são diferentes de uma partida de RPG comum. Não se usam dados para testar habilidades, simplesmente por não ser prático.
Todos os personagens possuem fichas, como em um RPG de mesa, e quando os personagens fazem uma disputa (para ver se, por exemplo, um personagem consegue enganar o outro) realizam comparações de ficha e, em geral, métodos bastante simples para determinar o vencedor.
No GRAAL Live usamos como método para determinar o vencedor de situações que envolvam Habilidades dos Personagens o uso de cartas numeradas que o Mestre carrega consigo para intermediar uma disputa. O ganhador vence a disputa e será bem-sucedido em sua ação ou não.
Contato Físico
Geralmente em um LARP (Live Action) o contato físico é proibido, pois se trata de um jogo mais social e interpretativo. Porém no GRAAL Live, desenvolvemos um sistema que permite ao jogador mostrar suas habilidades de combate, utilizando armamento simulado feito com espumas e outros itens que simulam magias e ataques a distancia.
Todos estes equipamentos são cuidadosamente verificados em sua confecção e antes de cada partida, para evitar qualquer tipo de acidentes. Estas espadas e armas de espuma são proprias para a pratica de Soft Combat e geralmente cada participante tem a sua ou pode adquirir de um artesão do grupo ou ainda aprender como se faz, para tanto organizamos workshops.
No entanto, qualquer contato físico que não seja com o uso de armas de espuma dentro de uma simulação de batalhas será encarado como falta grave e as pessoas envolvidas serão advertidas e caso necessario retiradas do jogo.